Sábado, 27 de Maio de 2006

Finalmente a webquest

Caros supers:

E eis que nasceu a webquest! Missão cumprida! Foi uma tarefa que me elucidou bastante sobre este tipo de actividade embora tenha sentido algumas dificuldades para inserir a webquest no programa sugerido pela professora. Penso que todos sentimos essa dificuldade... mas...CONSEGUI!Admito que a realização desta actividade foi bastante enriquecedora pois, desconhecia este tipo de estratégias de pesquisa orientada na web. De facto, trata-se de um instrumento pedagógio que promove, não só a aquisição de conhecimentos, mas também proporciona a pesquisa na web por parte dos alunos. E, como sabemos, nem todas as crianças têm acesso às novas tecnologias, muito menos à internet. Esta será sempre uma possibilidade e uma oportunidade óptima para os nossos alunos conhecerem e praticarem a pesquisa informática, ao mesmo tempo que executam uma actividade pesdagógica. Aqui está um óptimo suporte e instrumento de ensino/aprendizagem! Adorei esta tarefa e espero pô-la em prática brevemente com meus pequenos (1º ciclo). Para esses sim, será uma novidade!!!!!!!

 

sinto-me: satisfeita
publicado por superceline às 22:29

link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De Prof. Maria João Gomes a 29 de Maio de 2006 às 23:10
Olá Super-Celine! Tentarei em breve analisar todas as webquests (que estou a colocar na Moodle para todos consultarem) de modo a poder discutir alguns aspectos com vocês. Assim poderemos aperfeiçoar os trabalhos de todos, limar arestas e cimentar ideias!
De Prof. Maria João Gomes a 3 de Junho de 2006 às 20:13
E não te esqueças dos próprios blogues, dos "roteiros virtuais", das caças ao tesouro" e dos "exercícios interactivos"! E prometo que não ficaremos por aqui!!!
De Português 8E a 5 de Junho de 2006 às 18:31
Olá Superceline!
Estou curiosíssima para conhecer a tua webquest, principalmente por causa da música inicial!... Se me é permitida uma sugestão, podias colocar um link para o sítio onde a alojaste no teu blog!
Superbeijinhos
De Nena a 26 de Junho de 2006 às 11:42
Olá Celine. Não há dúvida de que a Webquest nos abre as portas do conhecimento e da descoberta. Mas antes de ser uma novidade para os alunos, é um grande desafio para nós, professores. O facto de ser um suporte diferente, que implica uma nova postura da nossa parte, faz da dificuldade da construção da web uma aprendizagem muito gratificante e enriquecedora. Acho que deves promover a tua Web na sala de aula. Depois do que vi na semana passada, acredito que vais ter muito sucesso a cada passo que deres com o teu grupo de meninos. És uma professora fantástica. Muitos Parabéns!
De Prof. Maria João Gomes a 3 de Agosto de 2006 às 10:42
Olá Celine :
Espero que no próximo ano lectivo mantenhas a vontade de testar o uso das webquests com os teus alunos. Segue o exemplo da Sandra e tenta fazer uma utilização pensada de modo o constituir um pequeno estudo que possa servir para apresentares uma comunicação em algum congresso. Brevemente divulgarei na Moodle os endereços de dois congressos onde isso faria sentido. Eu cá estou para ajudar no que for necessário.
Acho que é uma boa forma de se iniciarem nestas andanças!
Um abraço.
De TARDES DA JÚLIA - TVI a 4 de Abril de 2008 às 15:08
Boa tarde,
Numa pesquisa na internet encontrei o seu blogue. O meu nome é Catarina Morazzo e trabalho no programa Tardes da Júlia, TVI.
No próximo dia 15 de Abril de 2008, 3ª Feira, o tema do programa será: "Eu, professor".
Neste momento estou a contactar alguns professores que possam ter histórias bonitas para contar de afinidade com antigos alunos, de uma relação que vai além da porta da sala de aula.
Professores de várias áreas de ensino, várias idades ou até mesmo reformados que não se importem de partilhar as suas histórias ao longo da sua carreira.
Junto deixo todos os meus contactos para melhores esclarecimentos sobre o programa, esperando ter resposta da sua parte.
Sem outro assunto e com os meus melhores cumprimentos,
Catarina Morazzo (Jornalista)
Skylight - Novas Produções e Espectáculos
21 - 4401065 (escritório)
catarinamorazzo@gmail.com

Informação Programa:

A Skylight/NPE está neste momento a produzir o programa diário "As Tardes da Júlia", com 3 horas de emissão em directo (14h/17H), nas tardes da TVI, semelhante ao programa de sucesso "Oprah Winfrey Show", cuja ideia central é contar histórias de vida de pessoas anónimas e famosas, passando sempre uma mensagem positiva, dando a conhecer a vida no seu melhor. A cara deste novo projecto, que constitui uma das grandes apostas do canal para o seu horário da tarde, é Júlia Pinheiro.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Eis que chegamos ao fim.....

. Nova profissão: professor...

. Finalmente a webquest

. ...

. ...

. ...

. Bem-vindos supers

.arquivos

. Julho 2006

. Maio 2006

. Março 2006

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds